quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dia da cachaça - Receitas de caipirinha

O beijo do dia de hoje vai para ela: CACHAÇA.



Cachaça no meu dicionário antigo (comprado no SEBO) significa: “Nome dado no Brasil à aguardente feita com borras do melado e da limpadura da cana sacarina”
Aqui no Brasil é muito conhecida e faz parte da nossa cultura. Quem nunca tomou uma cachacinha hein?
Algumas das mais conhecidas são: 51 (Boa ideia, que virou famosa nos bingos) e Ypióca. Ah! sem falar no bom Velho Barreiro.
Existem muitas outras cachaças artesanais, a maioria delas vindas de Minas Gerais (ô Minas Gerais). No mercado municipal de Belo Horizonte existe inúmeras lojas que vendem cachaça. Daí você aproveita compra um queijinho, uma pimenta biquinho e não pode ficar melhor que isso.
Hoje, 13 de setembro é o dia da marvada, dia da cachaça e ouvi hoje na rádio CBN que em 1669 nesta mesma data foi revogada uma lei que proíbia a venda da cachaça pois ela estava atrapalhando a venda da bagaceira e o vinho do porto (ambos portugueses)

Enquanto estou aqui pensando em como comemorar, que tal dar uma olhada em alguns tipos de caipirinha feitas de cachaça:

Receitas extraídas de algum lugar nessas minhas andanças pela internet e que foram escritas por Vanessa D’Amaro.
Caipirinha de Café

Rendimento: 1 drink
Tempo de preparo: 5 minutos
Ingredientes: - 1 limão
- Açúcar a gosto
- Gelo a gosto
- 50 ml de Café expresso
- 50 ml de cachaça

Modo de preparo:
Macere o limão com açúcar. Acrescente uma dose de cachaça. Coloque o gelo e finalize com a dose de café. Se quiser dar uma incrementada no visual da caipirinha, enfeite a bebida com grãos de café por cima e aproveite!




Caipirinha de frutas:

Morango
Fruta clássica e muitas vezes presente nas mais diversas bebidas e bares, não somente no Hortifruti e nas feiras. Fruta doce e deliciosa, portanto, nada de exagerar no açúcar/adoçante okay? Utilizem +ou- 5 ou 6 morangos.
Modo de Preparo
  1. Lave e corte os morangos em pedaços grandes.
  2. Coloque num copo largo e fundo, ou num pilão, e acrescente um pouco de açúcar/adoçante.
  3. Soque de leve, liberando um pouco de suco, mas não arrebentando a fruta.
  4. Coloque a bebida, coloque açúcar/adoçante e complete o copo com gelo.
Maracujá
Essa também é uma opção que vale a pena experimentar. O maracujá é famoso pelo seu suco, que para mim é um dos melhores, e pelo seu mousse de maracujá, tão apreciado e vangloriado pela grande maioria da população terrestre. Mas vamos parar de falar em doces, pois é glicose e a nossa meta é o contrário e ficarmos “de boa”.
Modo de Preparo
Vale o lembrete para deixar as sementes e a polpa no fundo do copo, pois mastiga-los é interessante e divertido. De resto é praticamente o mesmo, esmagar o maracujá com o açúcar ou adoçante no fundo, colocar o gelo e a cachaça, ou uma das bebidas citadas no artigo e mexer com um canudo.
Coco
Mas não fiquem pensando que é feita com coco normal ou água de coco. É feita com leite de coco e creme de leite. Sim, isso mesmo, creme de leite. Aproximadamente 50ml de cada um, dependendo do tamanho da sua vontade de beber
Modo de Preparo
Pegue o leite de coco e misture com o creme de leite. Logo depois misture com o açúcar/adoçante. Feito isso, é só misturar a cachaça e gelo e matar.
Lima
Essa é mais típica de Portugal, as isso não impede em nada que nós façamos também. E se tivéssemos impedimento, faríamos da mesma forma, só de pirraça.
Modo de Preparo
Igual as outras formas, utilizando meia lima e açúcar amarelo. Socar a lima com o açúcar/adoçante e depois adicionar gelo e a bebida de sua preferência. Depois você já sabe.
Banana
Fique tranquilo. Eu fiquei assim também quando ouvi pela primeira vez. Nunca imaginaria uma “caipirinha de banana”. Mas não é ruim não, dá pra encarar, ainda mais se o caboclo já estiver num grau, estar mais feliz, etc. E o mais interessante é que leva junto o limão. Limão com banana? Sei não hein… Mas relaxem, encare, vale a pena. Só precisa de metade de uma banana e um suco de limão à gosto.
Modo de Preparo
É preparado de forma diferente e mais fácil. A única coisa mais chata é a utilização de um liquidificador. Coloca os ingredientes no liquidificador até triturar todo o gelo. Depois sirva e deguste.
Groselha
Essa eu já imaginava. Groselha cai bem em misturas alcoólicas. O único problema é que enjôo caso o consumo seja excessivo, e estamos falando com beberrões, ou seja, vão acabar enjoando. Mas relaxem, experimente outros sabores citados que não enjoa
Modo de Preparo
Assim como a de banana, leva também limão. Mas até que groselha com limão é mais simpático e imaginável que com banana, mas tá valendo. Pegue um limão maduro e groselha líquida. Soque o limão junto com o açúcar/adoçante. Depois acrescente a vodka e aos poucos, misturando nos intervalos, a groselha. No final sacuda com uma coqueteleira e depois acabe com a caipirinha.
Uva
Bebidas com uva são deliciosas também. Podemos ver o vinho como exemplo. Mas claro isso depende do vinho. Nessa variação de caipirinha podemos colocar em torno de 20 uvas, depende do gosto do bebedor.
Modo de Preparo
Também é preparada do modo tradicional. Amassar as uvas com açúcar/adoçante e adicionar a bebida e gelo.
Goiaba
Eu não sou muito fã de goiaba, mas como é bebida alcoólica, a gente acaba mudando de idéia. Essa caipirinha é um pouco diferente, pois não leva a fruta em si, mas sim o suco. Também é levado leite condensado. Fica parecendo meio que uma batida, mas só parecido. E como já leva leite condensado, é não é necessário o uso de açúcar/adoçante.
Modo de Preparo
É só misturar o suco com o leite condensado e logo após adicionar a bebida e gelo.
Kiwi
Essa mistura é bem conhecida também. Muitos aqui já devem ter tomado caipirinha de kiwi e sabem que é bom pra kct. E seu preparo é fácil.
Modo de Preparo
É como preparar as mais tradicionais, etc. Utilizar um kiwi somente já é necessário. Coloque-o no copo com açúcar/adoçante e soque. Adicione a bebida e gelo que tá prontinho.
Abacaxi
Abacaxi também é uma fruta famosa e bem utilizada em variadas bebidas. Talvez alguns já conheçam essa caipirinha. Só é um pouco mais trabalhosa, porque descascar o abacaxi é chato demais. Mas tirando isso, tá blz, porque o sabor vale a pena.
Modo de Preparo
Pegue duas fatias e as corte em cubos. Depois é como as outras. Coloque-as num copo junto com açúcar/adoçante e soque bastante para pegar bastante suco da fruta. Adicione a bebida e gelo.
Caipirinha Chique
É caipirinha pra marajás e afins? Se for eu tô fora. Mas relaxa que não é bem assim. A diferença é que essa caipirinha leva meio limão-taiti em fatias e sem as sementes. Pura frescura.
Modo de Preparo
O mesmo para a caipirinha tradicional.
Outros dicas:
  • Na caipirinha de limão, ao fatiar o limão, corte o fio do meio e a parte superior e inferior. Isso tira bastante o gosto amargo do limão que muita gente reclama
  • Na caipirinha de abacaxi, experimente adicionar hortelã. É uma bela mistura
  • Descasque o limão, pois isso deixa um gosto mais agradável e não azeda com facilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião, sua idéia, deixe um comentário